Inteligência Artificial usa dados da Nasa para descobrir o oitavo planeta que circunda uma estrela distante


Com a descoberta de um oitavo planeta, o sistema Kepler-90 é o primeiro sistema parecido com o nosso em número de planetas. Créditos: NASA / Wendy Stenzel


Nosso sistema solar agora está empatado para a maioria dos planetas em torno de uma única estrela, com a recente descoberta de um oitavo planeta que gira em torno de Kepler-90, uma estrela parecida com o Sol, 2,545 anos-luz da Terra. O planeta foi descoberto em dados do Kepler Space Telescope da NASA.

O recém-descoberto Kepler-90i - um planeta quente e rochoso que orbita sua estrela uma vez a cada 14,4 dias - foi encontrado usando a aprendizagem de máquina do Google. O aprendizado de máquina é uma abordagem da inteligência artificial em que os computadores "aprendem". Neste caso, os computadores aprenderam a identificar planetas ao encontrar em casos de dados Kepler onde o telescópio registrou sinais de planetas além do nosso sistema solar, conhecidos como exoplanetas.

A NASA apresentou um reddit sobre a descoberta:



A descoberta ocorreu depois que os pesquisadores Christopher Shallue e Andrew Vanderburg treinaram um computador para aprender a identificar exoplanetas nas leituras de luz registradas por Kepler - a minúscula mudança de brilho capturada quando um planeta passou na frente ou transitou uma estrela. Inspirados pela maneira como os neurônios se conectam no cérebro humano, essa "rede neural" artificial peneirou os dados da Kepler e encontrou sinais de trânsito fracos de um oitavo planeta previamente perdido, em órbita Kepler-90, na constelação Draco.

Embora o aprendizado de máquinas tenha sido usado anteriormente em busca do banco de dados Kepler, essa pesquisa demonstra que as redes neurais são uma ferramenta promissora para encontrar alguns dos sinais mais fracos dos mundos distantes.

Outros sistemas planetários provavelmente possuem mais promessas para a vida do que Kepler-90. Cerca de 30% maior do que a Terra, Kepler-90i está tão perto da sua estrela que a temperatura média da superfície é suposto exceder 800 graus Fahrenheit, a par com Mercúrio. Seu planeta mais distante, Kepler-90h, orbita a uma distância semelhante à sua estrela, como faz a Terra ao Sol.

Fonte: https://www.nasa.gov/press-release/artificial-intelligence-nasa-data-used-to-discover-eighth-planet-circling-distant-star

Comentários

Postagens mais visitadas