Confira os eventos astronômicos previstos para 2018

Quer saber sobre os eventos astronômicos previstos para 2018? Fique atento durante esses próximos meses, recomendamos que anote ou faça marcações no calendário para recordação.



Segue a lista dos eventos astronômicos previstos em cada mês:

FEVEREIRO

Resultado de imagem para conjunções planetarias

Entre os dias 11 de fevereiro, será possível observar alguns alinhamentos. O primeiro deles será entre a Lua Júpiter. No dia 9, é a vez do satélite natural (Lua) e Marte ficarem lado a lado, e no dia  11Lua e Saturno  entram em conjunção. Todos esses fenômenos estarão mais visíveis nas primeiras horas da madrugada.

MARÇO

Imagem relacionada

É um evento que você adorará de observar, pois uma nuvem estelar vai poder ser vista nos céus no dia 2 de março. Trata-se de um aglomerado estelar que dá sensação de que elas estão todas juntas e que dará numa boa visualização de um céu mais estrelado. Esse evento estará visível na constelação de Carina durante toda a noite. Apesar de ser visível a olho nu, quem utilizar um binóculo ou algum outro tipo de equipamento vai poder visualizar o fenômeno com mais detalhes. Então prepare seus equipamentos de observação para este dia especial.

ABRIL 

Resultado de imagem para chuva de meteoros virgem

No dia 11 ocorre o pico da chuva de meteoros Virgenídeas, nome dado quando esses objetos celestes aparentam vir da constelação de Virgem. De acordo com Lasievicz, o melhor horário para observar os meteoros será próximo à meia-noite.

MAIO

Resultado de imagem para jupiter luas galileanas

O planeta Júpiter alcançará usa menor distância relativa à Terra no dia 8. Isso significa que seu brilho será maior e será mais fácil visualizá-lo nos céus. Embora seja possível vê-lo sem equipamentos, quem usar um binóculo ou lentes um pouco mais potentes poderá ver alguns detalhes a mais. No caso de um pequeno telescópio, por exemplo, será possível observar até mesmo as suas luas: Europa, Io, Calisto e Ganimedes.

Resultado de imagem para constelação de escorpiao

Já no dia 12, teremos um novo pico da chuva de meteoros vindo da direção de Antares, da constelação de Escorpião.

JUNHO

Resultado de imagem para constelação de ofiuco

No dia 9 será o pico da chuva de meteoros Ophicudeas, quando os objetos vêm da constelação de Ofiúco. A maior incidência de meteoros será próximo à meia-noite. Esse mesmo fenômeno se repete no dia 19.

Imagem relacionada

Mais para o fim do mês, dia 27 sendo mais exato, é a vez de Saturno se aproximar da Terra. De acordo com o diretor do Parque da Ciência, essa é a melhor posição para quem quer observar o planeta e seus anéis. Com um pequeno telescópio, será possível observar suas estruturas e algumas de luas.

JULHO 

Resultado de imagem para chuva de meteoros

Será o mês com a maior incidência de meteoros. No dia 7, eles vêm da constelação de Capricórnio, de Aquário no dia 28 e de Peixe Austral no dia 30. E a boa notícia é que o inverno costuma ser a época do ano com tempo mais estável na região Sul, o que aumenta as chances de visualizar estrelas cadentes.


Imagem relacionada

Além disso, no dia 27 ocorrerá um eclipse lunar total. Isso fará com que a Lua ganhe um tom avermelhado por alguns instantes. A previsão é que isso aconteça por volta das 18h, o que pode atrapalhar a observação.

Resultado de imagem para mars

Além disso, no mesmo dia, Marte entra em estado de oposição e seu brilho fica mais intenso em nosso céu, facilitando sua visualização.

AGOSTO 

Resultado de imagem para conjunção planetaria

No dia 17, o planeta Vênus poderá ser visto a olho nu entre as 18h e 21h, já que ele estará em sua elongação máximo, ou seja, com sua separação angular total relativa ao Sol. Além disso, no mesmo dia, será possível ver a Lua e Júpiter lado a lado no céu.

SETEMBRO 

Resultado de imagem para constelação de peixes

Duas chuvas de meteoros vindas da constelação de Peixes estão previstas para acontecer em setembro. A primeira delas acontecerá no dia 8 e a segunda no dia 20. Ambas poderão ser vistas mais perto da meia-noite.

Imagem relacionada

No dia 25, Vênus aparece novamente no céu. Seu maior brilho vai acontecer do anoitecer às 21h no canto Oeste do céu.

OUTUBRO 

Imagem relacionada

O mês de outubro será um pouco menos agitado em termos astronômicos. No máximo, será possível ver um alinhamento entre a Lua e Júpiter no dia 11 e entre a Lua e Saturno no dia 14. Já no dia 18, é a vez do nosso satélite natural se aproximar de Marte.

NOVEMBRO 

Resultado de imagem para aglomerado constelacao de touro

Um novo aglomerado estelar será registrado, desta vez no dia 17. A nuvem de estrelas poderá ser vista na região da constelação de Touro entre às 21h e 05h a olho nu. Mais uma vez, quem tiver algum tipo de equipamento conseguirá observar mais detalhes do mesmo.

DEZEMBRO

Resultado de imagem para constelacao de gemeos

Para finalizar a lista, com o último mês do ano, dezembro terá uma chuva de meteoros vindo da constelação de Gêmeos no dia 14. No dia 17, é a vez do planeta Mercúrio alcançar seu brilho mais intenso nas primeiras horas do dia.

Fonte:












































Comentários

Postagens mais visitadas