ERROS CIENTÍFICOS COMUNS NOS FILMES

O mundo cinematográfico é repleto de magia com os seus filmes de ficção capazes de nos transportar para outros mundos, às vezes nos tirando da realidade, cheios de ação, aventuras, tecnologias avançadas e fantasias. Entretanto, como esperado, há vários erros que acontecem nesses filmes, principalmente os de temática científica, aspectos que jamais aconteceriam de verdade. É preciso tomar muito cuidado e estar bem informado e alerta sobre a produção de filmes científicos, mesmo que essa temática tome apenas 2% do mesmo.

Selecionamos 3 erros científicos mais comuns dos filmes aqui:

1 - Sons no espaço

É muito comum escutarmos inúmeros tipos de barulhos em filmes que possuem uma temática espacial (exemplo: Star Wars), entretanto é algo impossível.  Por não haver moléculas no ambiente sideral, as ondas sonoras não são transmitidas, e uma explosão no espaço, por exemplo, seria silenciosa. Então é necessário existir uma atmosfera para a propagação do som. Só que, não é apenas pelo ar que o som pode ser propagado, sons também são transmitidos através de ondas de rádio e sinais eletromagnéticos, então pode-se dizer que nesse sentido o espaço é um lugar muito barulhento.

2 - Inundações devido ao aquecimento global

O aquecimento global é um fato provado por inúmeros estudos, e não há como negá-lo. Entretanto, nem que todas as geleiras do mundo derretessem e a Antártica virasse água a Terra se transformaria em algo parecido com o que se ver no filme Waterworld. Há alguns fatores que não se pode negar, como as cidades que seriam bastante prejudicadas, já que aproximadamente 60 metros seriam consumidos pelas águas, mas não o suficiente para que o interior fosse inundado também.

3 - Tirar o capacete em outros planetas

Filmes como Star Trek e Prometheus, os exploradores retiram os capacetes espaciais depois de identificarem oxigênio na atmosfera do planeta. Isso é um erro, pois oxigênio em excesso pode ser letal para você, todavia é um fator variável, a não ser que nos filmes puderam ter detectado certas quantidades de gases através do espectro de luz refletido, isso pode ser letal. 

Fontes:



Comentários

Postagens mais visitadas